O Centro Cultural Canhema, ou a famosa “Casa do Hip Hop de Diadema”, que completa no próximo dia 25 de julho seu décimo ano de vida..!!! Com o propósito de estimular jovens de ambos os sexos a identificar-se com a Cultura Hip-Hop e trocarem experiências com Mc's, Dançarinos, DJs e Escritores de outras localidades nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, divulgar as propostas da Zulu Nation Universal para um planeta em que se cultive a paz e a solidariedade, o respeito às tradições, sem perder a perspectiva da evolução das linguagens artísticas e dos avanços técnicos e estéticos. Na perspectiva de promover a inclusão cultural de um número cada vez mais de jovens. Sensibilizar os participantes quanto aos requintes da elaboração da poesia de rua e rima ritmada, interpretação, discotecagem, pesquisa e produção musical, graffiti e arte visual de rua, breaking (b.boy e b.girl - popping - locking, a dança de rua), enfim para os que ainda não descobriram esta cultura estimular os primeiros passos, aos demais instrumentalizá-los e reenergizá-los para garantir que o Hip-Hop não seja apenas um modismo, nem se restrinja a produtos de mercado, mas se constitua cada vez mais uma cultura.
sábado, 11 de julho de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
1º ENCONTRO HIP HOP MULHER.
INSCREVA-SE NO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAR DO 1º - ENCONTRO HIP HOP MULHER.
ACESSE A PÁGINA:
http: //hiphopmulher.ning.com/page/1-encontro-julho09-2
FAÇA O DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO E ENVIE PARA: hiphopmulher@gmail.com
DIVULGUEM!!!
ACESSE A PÁGINA:
http: //hiphopmulher.ning.com/page/1-encontro-julho09-2
FAÇA O DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO E ENVIE PARA: hiphopmulher@gmail.com
DIVULGUEM!!!
“Em sua opinião qual seria a melhor opção para adoção do sistema de cotas para as universidades públicas?”.
No site da Agência Senado, há uma enquete com a pergunta: “Em sua opinião qual seria a melhor opção para adoção do sistema de cotas para as universidades públicas?”, o resultado é o seguinte: Cotas raciais - 10,90% Cotas sociais - 3,1% Não concordo com o sistema de cotas - 85, 91% Portanto é importante que todos aqueles que são favoráveis as cotas para negros e índios entrem no site e deixem o seu voto. http://www.senado.gov.br/agencia Notícias dão conta de que apenas 6 dos 23 senadores que formam a comissão são favoráveis ao ingresso de negros e índios nas universidades através das cotas.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
1º FÓRUM DE CULTURA HIP HOP DO INTERIOR SUDOESTE PAULISTA EM ITAPETININGA-SP 16 e 17 de Maio de 2009.
Mesa debate sobre o “FUTURO DO HIP HOP NO INTERIOR PAULISTA”.
Fred Hip hop de Campinas-SP, Luiz de Carvalho ONG Fazendo o bem São Bernardo-SP, em pé mestre KING NINO BROWN PRESIDENTE DE HONRA DA ZULU NATION BRASIL Diadema-SP, Renatinha representante da mulher no Hip Hop de Sorocaba-SP, Fabio Regino Sacco Secretario de Cultura e turismo de Itapetininga-SP e Grafiteiro Bonga de Caieras-SP.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
A construção do "1º-Fórum de Cultura Hip Hop Interior sudoeste Paulista" em Itapetininga..!!!
Segunda-feira 30 de março de 2009 18h00min.
Desde seus primeiros passos em 2006, marca uma importante iniciativa de grupos e militantes de várias cidades de nossa região. Essa iniciativa surgiu da necessidade de consolidar um instrumento de difusão e discussão sobre os rumos do Hip Hop e sua organização a nível municipal e regional.
Nós encontros de Hip Hop de São Paulo e outros estados reafirmamos a importância da construção dos Fóruns Regionais, Municipais ou Estaduais, principalmente porque é através desses Fóruns que conseguiremos fazer todas as discussões sobre o Fórum Nacional nas quebradas em que estamos em diferentes regiões do país.
Desde seus primeiros passos em 2006, marca uma importante iniciativa de grupos e militantes de várias cidades de nossa região. Essa iniciativa surgiu da necessidade de consolidar um instrumento de difusão e discussão sobre os rumos do Hip Hop e sua organização a nível municipal e regional.
Nós encontros de Hip Hop de São Paulo e outros estados reafirmamos a importância da construção dos Fóruns Regionais, Municipais ou Estaduais, principalmente porque é através desses Fóruns que conseguiremos fazer todas as discussões sobre o Fórum Nacional nas quebradas em que estamos em diferentes regiões do país.
No último dia 01 de março de 2009 nos reunimos em Itapetininga para discutir propostas para a programação do "1º Fórum de Cultura Hip Hop do Interior sudoeste". Junto com essa carta segue a nossa proposta de pauta e formação das mesas. No entanto, queremos discutir algumas questões que entendemos como fundamentais para garantir a construção de Políticas Publicas como um processo Legítimo e Democrático.
No dia 15 de novembro de 2008 recebemos a síntese da reunião preparatória para a realizada no dia 01 de março em Itapetininga e a primeira surpresa que tivemos foi à informação de que um dos objetivos da reunião era “finalizar a programação do Fórum de Cultura Hip Hop, levando em conta as diferentes contribuições acumuladas em outras reuniões”. Além disso, nos últimos dias recebemos também um e-mail informando que a programação teria que ser fechada o quanto antes já que os convites para as pessoas que farão parte da mesa precisam ser enviados com antecedência.
A nossa surpresa a parte do fato de que na reunião preparatória realizada, com a presença de vários representantes do Hip Hop inclusive da região, discutimos que para fechar a programação era necessário garantir que outras cidades da região enviassem suas propostas.
A informação que temos e que no dia 28 de março foi de que a data limite era dia 18 de abril, mas que poderíamos inclusive tentar prorrogar o prazo o dia 28 de Abril.
Entendemos que tanto as reuniões preparatórias na região como esta que ocorreu no dia 28 em Sorocaba pode definir uma programação final, pelo fato de serem reuniões regionais e principalmente porque é garantir tempo suficiente a outras cidades para que enviem suas propostas. Sabemos da dificuldade de realizar uma reunião preparatória, mas por outro lado vemos que pode ser um instrumento para que as outras cidades enviem suas propostas antes da definição da programação. Tudo isso também foi discutido na reunião do dia 28-03-2009 em Sorocaba SP.
Nós do BLOG Hip Hop Itapetininga só tivemos acesso a esse projeto há poucas semanas atrás, quando Sandro Manha que é um dos organizadores enviou uma cópia do mesmo a uma reunião do Fórum em Itapetininga. Pedimos a ele que garantisse que esse projeto fosse enviado, para que as pessoas ao menos tivessem conhecimento da existência do mesmo pelo http://www.hiphopitapetininga.blogspot.com/ Nesse projeto, consta que um dos objetivos é: “Estabelecer os parâmetros de relacionamento e apoio ao Movimento Hip Hop de nossa Cidade e Região do Interior sudoeste paulista” por parte do poder Publico do Município e do Estado.
Nós participamos da discussão que ficou definido toda a articulação para a realização do Fórum Regional de Hip Hop Interior sudoeste. Temos o conhecimento de alguma resolução desse tipo, até porque, entendemos que qualquer posição é preciso ser discutida entre todos que constroem o próprio Fórum de Hip Hop.
Entende que precisamos, sim, discutir a relação do Hip Hop com o governo Municipal visando também o Estadual. Inclusive propomos que no Fórum este seja um dos temas da programação. Uma última questão que queremos discutir com todos é sobre: A Segurança Publica Educação a Saúde e o Futuro do Hip Hop no Interior Paulista. Enviamos abaixo a proposta de programação discutida na reunião do dia 01 de março em Itapetininga e com continuidade da reunião do dia 28 de março em Sorocaba. Queremos reafirmar nossa total disposição para a construção e fortalecimento do Fórum Regional de Hip Hop do interior, em conjunto com os militantes e simpatizante de toda a Região Sudoeste de São Paulo.
Fórum de Cultura Hip Hop interior Sudoeste Paulista.
Proposta de pauta para o Fórum Regional de Hip Hop em Itapetininga.
Proposta de pauta para o Fórum Regional de Hip Hop em Itapetininga.
Jovens militantes e artistas do Hip Hop do Interior sudoeste do Estado de São Paulo realizarão entre os dias 16 e 17 de Maio de 2009 “O FORÚM DE CULTURA HIP HOP DO INTERIOR”. Os temas em debates no evento serão a “Segurança Pública, Educação, Saúde e o Futuro do Hip Hop no Interior Paulista”. A organização do Fórum, composta por cidades, promoverão palestras, debates, exposições, work shops, apresentações artísticas com os elementos da Cultura Hip Hop (Breaking, Graffiti, MC e DJ). Representantes do poder público, integrantes do Hip Hop, movimentos sociais, intelectuais, advogados, agentes sociais e a população está sendo convidada para dialogar diferentes formas de como o Hip Hop vê a “Segurança Publica, Educação, Saúde e o Futuro do Hip Hop no Interior Paulista”.
O FORÚM DE CULTURA HIP HOP DO INTERIOR acontecerá na Câmara de Vereadores do Município iniciando os debates com o 1º em Segurança Pública das 14h às 16h e seguido com o 2º em Educação e a Saúde pública no sábado dia 16 de maio. No dia 17 de maio das 14h às 18h será o debate do Futuro do Hip Hop no Interior Paulista. Faremos a reflexão sobre o tratamento diferenciado à população pobre e negra, feitas por agentes da segurança pública e outros setores de poder da sociedade. Procedimentos baseados na discriminação racial e no âmbito socioeconômico, que se expressa através de inúmeras formas de violências por ação ou omissão, aguçando ainda mais a desigualdade ao invés de combatê-la. Prática que historicamente está enraizada na cultura brasileira desde a formação das colônias portuguesas, que tem forma e roupagem, como: drogas, desempregos, sub-empregos entre outros danos modernos do século 21.
Este “Fórum de Cultura Hip Hop do Interior”, está sendo organizado e realizado pela Rede de Hip Hop do Interior com parceria de diversas entidades e movimentos sociais, que o realizam coletivamente.
O FORÚM DE CULTURA HIP HOP DO INTERIOR acontecerá na Câmara de Vereadores do Município iniciando os debates com o 1º em Segurança Pública das 14h às 16h e seguido com o 2º em Educação e a Saúde pública no sábado dia 16 de maio. No dia 17 de maio das 14h às 18h será o debate do Futuro do Hip Hop no Interior Paulista. Faremos a reflexão sobre o tratamento diferenciado à população pobre e negra, feitas por agentes da segurança pública e outros setores de poder da sociedade. Procedimentos baseados na discriminação racial e no âmbito socioeconômico, que se expressa através de inúmeras formas de violências por ação ou omissão, aguçando ainda mais a desigualdade ao invés de combatê-la. Prática que historicamente está enraizada na cultura brasileira desde a formação das colônias portuguesas, que tem forma e roupagem, como: drogas, desempregos, sub-empregos entre outros danos modernos do século 21.
Este “Fórum de Cultura Hip Hop do Interior”, está sendo organizado e realizado pela Rede de Hip Hop do Interior com parceria de diversas entidades e movimentos sociais, que o realizam coletivamente.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Relatório da Reunião Sorocaba para o Fórum de Hip Hop do Interior
Coletivo único do interior.
Reunião realizada dia 28 de março (sábado) no espaço da Associação Raízes e começamos a reunião às 14 horas como combinado, assim que chegaram os membros da Nação Hip Hop de Salto. Márcio Brown de Sorocaba abriu a reunião falando um pouco da importância da organização do Fórum e a participação democrática de todas as cidades do interior na organização. Sandro Mancha de Itapetininga fez a exposição dos primeiros passos da organização do Fórum, falando da reunião que deu inicio a corrida do Fórum, reunião que aconteceu no dia 01 de março no Espaço Cultural Abílio Vitor (Itapetininga) e das reuniões que tem acontecido nas cidades como Capão Bonito e Sorocaba.
Reunião realizada dia 28 de março (sábado) no espaço da Associação Raízes e começamos a reunião às 14 horas como combinado, assim que chegaram os membros da Nação Hip Hop de Salto. Márcio Brown de Sorocaba abriu a reunião falando um pouco da importância da organização do Fórum e a participação democrática de todas as cidades do interior na organização. Sandro Mancha de Itapetininga fez a exposição dos primeiros passos da organização do Fórum, falando da reunião que deu inicio a corrida do Fórum, reunião que aconteceu no dia 01 de março no Espaço Cultural Abílio Vitor (Itapetininga) e das reuniões que tem acontecido nas cidades como Capão Bonito e Sorocaba.
Além disso, os contatos estão sendo feito com as cidades por meio de ofícios e agora com a criação do: Blog http://www.hiphopitapetininga.blogspot.com/ que a partir de agora terá todas as informações para interação das cidades e militantes. Foi passada uma lista de presença com dados dos participantes e ficou na responsabilidade do Mancha. Uma novidade no Fórum é que vai ser realizada na Câmara Municipal da cidade, dois dias de evento, autoridades no debate com o movimento no primeiro dia (discutindo Segurança Pública e Educação), no segundo dia terá a discussão do Futuro do Hip Hop e será uma grande roda aberta de Movimento para o Movimento. Terá alojamento próximo ao local, alimentação, balada cultural (Nostalgia só musica históricas), exposições de materiais Icnográficos e produtos das cidades. Um pouco de idéias abaixo.
· Idéias:
Formar uma organização envolvendo todas as cidades do interior para criar projetos, organizar eventos, palestras e assim fortalecer o movimento Hip Hop no interior. Uma grande rede trabalhando por uma só causa, visando à militância, parceria com o poder
público, assim, quebrarmos barreiras existentes, buscar e levar mais conhecimento para os envolvidos na cultura hip hop. Essa organização tem que carrega a bandeira da paz, igualdade racial e social nas periferias do Brasil.
· Fórum de Hip Hop do Interior:
O Fórum acontecerá de fato nos dias 16 e 17 de maio, por meio de seus participantes cada cidade enviará um ofício à prefeitura de sua cidade para que forneçam uma condução para a ida ao evento. O alojamento será em uma escola, a idéia é disponibilizar pelo menos 02 salas para cada cidade. Haverá um responsável por cidade, que terá responsabilidade de impor regras aos seus, assim como: não ingerir bebida alcoólica, não fumar no recinto da escola e muito menos usar drogas e etc. Pois o mesmo é patrimônio público e histórico. Por meio de ofícios, cada cidade irá contribuir para conseguir doações de alimentos para o evento.
Temas em Debates no Fórum de Cultura Hip Hop:
1. Segurança Pública e Hip Hop
2. Hip Hop Educação e Saúde
3. O futuro do Hip Hop
· Idéias:
Formar uma organização envolvendo todas as cidades do interior para criar projetos, organizar eventos, palestras e assim fortalecer o movimento Hip Hop no interior. Uma grande rede trabalhando por uma só causa, visando à militância, parceria com o poder
público, assim, quebrarmos barreiras existentes, buscar e levar mais conhecimento para os envolvidos na cultura hip hop. Essa organização tem que carrega a bandeira da paz, igualdade racial e social nas periferias do Brasil.
· Fórum de Hip Hop do Interior:
O Fórum acontecerá de fato nos dias 16 e 17 de maio, por meio de seus participantes cada cidade enviará um ofício à prefeitura de sua cidade para que forneçam uma condução para a ida ao evento. O alojamento será em uma escola, a idéia é disponibilizar pelo menos 02 salas para cada cidade. Haverá um responsável por cidade, que terá responsabilidade de impor regras aos seus, assim como: não ingerir bebida alcoólica, não fumar no recinto da escola e muito menos usar drogas e etc. Pois o mesmo é patrimônio público e histórico. Por meio de ofícios, cada cidade irá contribuir para conseguir doações de alimentos para o evento.
Temas em Debates no Fórum de Cultura Hip Hop:
1. Segurança Pública e Hip Hop
2. Hip Hop Educação e Saúde
3. O futuro do Hip Hop
1º Debate dia 16/05/09 ás 14h00min
Segurança Publica, Hip Hop Educação e Saúde.
Convidados para fazer parte da mesa:
-Geraldo Macedo (Vice Prefeito)
-Capitão Marcelo Alves Márquez Comandante do 1ª CIA.
-Fuadd Abrão Isac (Vereador e Vice Presidente da Câmara Municipal)
-Antonio Terra (Sec. De Transito e Cidadania)
-Calil Jose Badin Vieira (Comandante da Guarda Municipal de Itapetininga).
-Suzana Eugênio (Sec. da Educação de Itapetininga)
-Regina Lima Soares Mendes de Sousa (Sec. da Saúde de Itapetininga)
- Eliana Maria Fontes Lisboa Caldeira(Sec. Promoção Social de Itapetininga)
-Raisuli Silva (Vereador do Hip Hop de Salto)
-Aliado G (Presidente da Associação Nação Hip Hop)
-Marcio Silva (Assessor Estadual de Cultura divisão de Hip Hop)
-Geraldo Macedo (Vice Prefeito)
-Capitão Marcelo Alves Márquez Comandante do 1ª CIA.
-Fuadd Abrão Isac (Vereador e Vice Presidente da Câmara Municipal)
-Antonio Terra (Sec. De Transito e Cidadania)
-Calil Jose Badin Vieira (Comandante da Guarda Municipal de Itapetininga).
-Suzana Eugênio (Sec. da Educação de Itapetininga)
-Regina Lima Soares Mendes de Sousa (Sec. da Saúde de Itapetininga)
- Eliana Maria Fontes Lisboa Caldeira(Sec. Promoção Social de Itapetininga)
-Raisuli Silva (Vereador do Hip Hop de Salto)
-Aliado G (Presidente da Associação Nação Hip Hop)
-Marcio Silva (Assessor Estadual de Cultura divisão de Hip Hop)
2º Debate dia – 17/05/09 ás 14h00min
O Futuro do Hip Hop do Interior Paulista.
O Futuro do Hip Hop do Interior Paulista.
Convidados para fazer parte da mesa:
-King Nino Brown Zulu Nation Brasil Casa do Hip Hop Diadema e Diretor Cultural da ONG Fazendo o Bem.
-Fabio Regino Sacco (Secretario de Cultura e Turismo de Itapetininga)
-Jaqueline Lima Santos (Movimento Negro e Hip Hop)
-Fred (Rapper)
-Ciro (Rapper e Agente Cultural)
-Kátia Martins (Mulheres Negras Sorocaba)
-Marcio Banto (Movimento Negro)
-Mario (Representante da Comunidade Negra /Abesi)
Os debates do dia 16 aconteceram na Câmara Municipal de Itapetininga.
Exposição:
Cada cidade terá um espaço, para expor os seus materiais (Dj’s, b’boys, mc’s, graffiteiros, poesias, produtos do movimento e etc).
Noite de Nostalgia:
Durante à noite haverá um baile de nostalgia, com vários dj’s, tocando (Flash Black, Hip Hop, Samba-Rock, Melodias, Break Beat, Ragga e etc).
Divulgação, arrecadação de fundos:
A divulgação será através de e-mails, blogs, sites de relacionamento, rádio e televisão. A intenção é informar e reunir todo o público militante do interior. Para a arrecadação de fundos para o movimento, haverá uma produção de uma coletânea com vários grupos de rap participantes do Fórum. Um representante de cada cidade deverá comunicar, os grupos de sua cidade e se houver interesse enviar faixa musical de seu trabalho, já analisado em sua cidade e enviar para Clebão Bem Black de Sorocaba e WM de Itapetininga ou para alguém da organização, assim, como quantidade dos participantes por cidades até o dia 25 de abril. A coletânea será vendida à R$2,00 no dia do evento e será para cobrir gastos com alimentação dos participantes. Haverá também, a confecção de camisetas do fórum que serão vendidas durante o evento.
Atenciosamente,
Sandro A. dos Santos Irineu.
Fundador do “PH² C. S. M”
Projeto Hip Hop Cultural Sócio Musical.
Rua Miguel Pedro dos S. Terra, 40 - Vila Regina – Itapetininga / SP-Brasil
CEP 18209-350 – Fone: (15) 3527-7611 / 9159-1613
e-mail:
acesse:
domingo, 29 de março de 2009
O PROJETO HIP HOP CULTURAL SÓCIO MUSICAL “PH²-C.S.M”,
Convidou Militantes, simpatizantes do Movimento Hip Hop e Representantes da Região e de nossa Cidade, para prestigiar e fazer parte da 1ª reunião preparatória do Fórum Regional de Hip Hop do interior de São Paulo, que aconteceu no dia 01 de março de 2009. Auditório Abílio Victor Rua 9 de Julho nº. 518 Centro no horário das 14h00min às 17h00min.
Essa reunião com representantes das cidades da região
Discutindo o formato, estrutura e a programação do Fórum Regional de Hip Hop que deve discutir as demandas, experiências e o os rumos do Movimento no interior paulista para os próximos anos. discutindo o formato, estrutura e a programação do Fórum Regional de Hip Hop que deve discutir as demandas, experiências e o os rumos do Movimento no interior paulista para os próximos anos. Dessa forma, as cidades de Itapetininga, Sorocaba, Capão Bonito, Itapeva, Itararé, Campinas, Votorantin, Salto, Angatuba, Boituva, Tatuí, Tiete, Itu, Jundiaí, Rio Claro e Diadema numa rede de trabalho e de comunicação, organizarão na cidade de Itapetininga com o titulo de 1º Fórum Estadual de Hip Hop.
Esse encontro teve a presença de representantes de bairros de nossa Cidade como: V. Regina, V. Reis, V. Mazzei, V. Piedade, V. Santana, V. Belo Horizonte, V. Arruda, V. Paulo Ayres, V. Prado, Estância quatro Irmãos, V. quatro L e Centro.
Esse encontro teve a presença de representantes de bairros de nossa Cidade como: V. Regina, V. Reis, V. Mazzei, V. Piedade, V. Santana, V. Belo Horizonte, V. Arruda, V. Paulo Ayres, V. Prado, Estância quatro Irmãos, V. quatro L e Centro.
Ao centro dessa foto: MÁRCIO SANTOS DA SILVA
“ASSESSOR DE HIP HOP” DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURAFalou sobre o PROAC que é o Programa de Ação Cultural
E falou de um possível Curso de Capacitação especificamente para o PROAC.
A principio é uma Capacitação para lideranças do movimento Hip Hop para elaboração de projetos. A capacitação tem por objeto ensinar os integrantes a elaborarem projetos para participar de editais públicos, ou apresentarem para instituições privadas.
E para esse Curso de Capacitação acontecer é necessário uma parceria com alguma secretaria do município no sentido de ceder um local com sala ampla e arejada 20 computadores com aceso a Internet e lousas. Esse Curso de Capacitação estaria acontecendo em um final de semana e tem duração de 12horas dois dias Sábado e no Domingo.
A principio é uma Capacitação para lideranças do movimento Hip Hop para elaboração de projetos. A capacitação tem por objeto ensinar os integrantes a elaborarem projetos para participar de editais públicos, ou apresentarem para instituições privadas.
E para esse Curso de Capacitação acontecer é necessário uma parceria com alguma secretaria do município no sentido de ceder um local com sala ampla e arejada 20 computadores com aceso a Internet e lousas. Esse Curso de Capacitação estaria acontecendo em um final de semana e tem duração de 12horas dois dias Sábado e no Domingo.
E falou de um possível Curso de Capacitação especificamente para o PROAC.
A principio é uma Capacitação para lideranças do movimento Hip Hop para elaboração de projetos. A capacitação tem por objeto ensinar os integrantes a elaborarem projetos para participar de editais públicos, ou apresentarem para instituições privadas.
E para esse Curso de Capacitação acontecer é necessário uma parceria com alguma secretaria do município no sentido de ceder um local com sala ampla e arejada 20 computadores com aceso a Internet e lousas. Esse Curso de Capacitação estaria acontecendo em um final de semana e tem duração de 12horas dois dias Sábado e no Domingo.
Por Itapetininga ser uma das regiões mais esquecidas do Estado de São Paulo..!!! Vemos uma luz no fim do túnel, a visita desse mano MÁRCIO SANTOS DA SILVA “ASSESSOR DE HIP HOP” DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA Advogado formado em Direito vocalista de um grupo de RAP de forte expressão na cidade de São Paulo O GRUPO “ROTA DE COLISÃO”.
A principio é uma Capacitação para lideranças do movimento Hip Hop para elaboração de projetos. A capacitação tem por objeto ensinar os integrantes a elaborarem projetos para participar de editais públicos, ou apresentarem para instituições privadas.
E para esse Curso de Capacitação acontecer é necessário uma parceria com alguma secretaria do município no sentido de ceder um local com sala ampla e arejada 20 computadores com aceso a Internet e lousas. Esse Curso de Capacitação estaria acontecendo em um final de semana e tem duração de 12horas dois dias Sábado e no Domingo.
Por Itapetininga ser uma das regiões mais esquecidas do Estado de São Paulo..!!! Vemos uma luz no fim do túnel, a visita desse mano MÁRCIO SANTOS DA SILVA “ASSESSOR DE HIP HOP” DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA Advogado formado em Direito vocalista de um grupo de RAP de forte expressão na cidade de São Paulo O GRUPO “ROTA DE COLISÃO”.
Procuraremos à participação de todas as cidades que interessem a sua participação e organização no Fórum. Uma das deliberações para este primeiro encontro, é que este Fórum, reative a rede do interior (iniciada em 2002), discuta as demandas de políticas publicas do Hip Hop e financiamentos de projetos como o PROAC (programa de aceleração cultural) do Hip Hop que acontece por meio da Secretaria de Cultura do Estado de SP, devido à grande carência de várias regiões e cidades.
E assim, o primeiro Fórum acontece na cidade de Itapetininga levando o tema de “Nosso Futuro Hip Hop”, fazendo a criação de uma nova rede de Hip Hop para o interior.
MOVIMENTO HIP HOP DE ITAPETININGA TERÁ ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Os integrantes do Movimento Hip Hop de Itapetininga terão em breve uma entidade representativa. O estatuto da Comunidade Hip Hop da Cidada de Itapetininga a “Associação Itapetiningana de Hip Hop”. A orientação para que os grupos se organizem facilita a execução de ações em parceria do poder público com a sociedade civil organizada. “É o desejo de estar fortalecendo e valorizando os 4 elementos do movimento Hip Hop que trabalham com a temática juventude.
O Hip Hop faz um trabalho social muito importante na periferia de todos os municípios. Por meio da arte, o movimento está contribuindo para que meninos e meninas fiquem longe das drogas e da violência”, enfatizou o Militante, Sandro Mancha, durante reunião com 35 representantes do movimento-no ultimo dia-28-de-Fevereiro e 14 de Março-de-2009. Na oportunidade MÁRCIO SANTOS DA SILVA Assesor de Hip Hop da Secretária do Estado da Cultura, apresentou propostas que podem ser executadas em parceria com os integrantes do Hip Hop e ouviu as principais reivindicações do movimento, entre elas reconhecimento da sociedade, espaço para apresentações artísticas, bem como a integração do Hip Hop em eventos culturais. Participaram da reunião, representantes de Itapetininga, Sorocaba e Capão Bonito.
Sandro Mancha um dos percursores do Movimnto Hip Hop de Itapetininga, avaliou o encontro de forma positiva. “Se é para melhorar o movimento, é muito importante.
A nossa luta é coletiva e buscamos o reconhecimento e a organização do movimento para que cada um possa ajudar a sua comunidade, afirma, referindo-se aos quatro elementos do-Hip-Hop, ao mesmo tempo, divulgar as propostas da Zulu Nation Universal para um
planeta em que se cultive a paz e a solidariedade, o respeito às tradições, sem perder a perspectiva da evolução das linguagens artísticas.
Paralelamente nos propomos a estimular os jovens a se reconhecerem como cidadãos e, se possível, multiplicadores do processo de cidadania desenvolvido por esta instituição, na perspectiva de promover a inclusão cultural de um número cada vez mais de jovens carentes. Sensibilizar os participantes quanto aos requintes da elaboração da poesia de rua e rima ritmada, interpretação, discotecagem, pesquisa e produção musical, graffiti e arte visual de rua, breaking (b.boy e b.girl - popping - locking, a dança de rua).
Enfim para os que ainda não descobriram esta cultura estimular os primeiros passos, aos demais instrumentalizá-los e reenergizá-los para garantir que o Hip-Hop não seja apenas um modismo, nem se restrinja a produtos de mercado, mas se constitua cada vez mais uma cultura.
Histórico:
A importância da organização do Hip Hop Itapetiningano por meio de entidade representativa no Municipio vem sendo discutida desde o fim do ano de 2008, quando Militantes se reuniu com representantes de alguns bairros. Naquela oportunidade, o Militante Sandro Mancha ficou responsável pela articulação dos grupos no Municipio e a elaboração do estatuto da Associação com o suporte técnico dos articuladores culturais da cidade de Itapetininga entre eles Fuad Abrão Isac e da Secretaria de Cultura do Municipio de Itapetininga.
Atenciosamente,
Sandro A. dos Santos Irineu.
Fundador do “PH² C. S. M”
Projeto Hip Hop Cultural Sócio Musical.
Rua Miguel Pedro dos S. Terra, 40 - Vila Regina – Itapetininga / SP-Brasil.
CEP 18209-350 – Fone: (0**15) 3527-7611 / 9159-1613 - E-mail: sandro-mancha@hotmail.com
O Hip Hop faz um trabalho social muito importante na periferia de todos os municípios. Por meio da arte, o movimento está contribuindo para que meninos e meninas fiquem longe das drogas e da violência”, enfatizou o Militante, Sandro Mancha, durante reunião com 35 representantes do movimento-no ultimo dia-28-de-Fevereiro e 14 de Março-de-2009. Na oportunidade MÁRCIO SANTOS DA SILVA Assesor de Hip Hop da Secretária do Estado da Cultura, apresentou propostas que podem ser executadas em parceria com os integrantes do Hip Hop e ouviu as principais reivindicações do movimento, entre elas reconhecimento da sociedade, espaço para apresentações artísticas, bem como a integração do Hip Hop em eventos culturais. Participaram da reunião, representantes de Itapetininga, Sorocaba e Capão Bonito.
Sandro Mancha um dos percursores do Movimnto Hip Hop de Itapetininga, avaliou o encontro de forma positiva. “Se é para melhorar o movimento, é muito importante.
A nossa luta é coletiva e buscamos o reconhecimento e a organização do movimento para que cada um possa ajudar a sua comunidade, afirma, referindo-se aos quatro elementos do-Hip-Hop, ao mesmo tempo, divulgar as propostas da Zulu Nation Universal para um
planeta em que se cultive a paz e a solidariedade, o respeito às tradições, sem perder a perspectiva da evolução das linguagens artísticas.
Paralelamente nos propomos a estimular os jovens a se reconhecerem como cidadãos e, se possível, multiplicadores do processo de cidadania desenvolvido por esta instituição, na perspectiva de promover a inclusão cultural de um número cada vez mais de jovens carentes. Sensibilizar os participantes quanto aos requintes da elaboração da poesia de rua e rima ritmada, interpretação, discotecagem, pesquisa e produção musical, graffiti e arte visual de rua, breaking (b.boy e b.girl - popping - locking, a dança de rua).
Enfim para os que ainda não descobriram esta cultura estimular os primeiros passos, aos demais instrumentalizá-los e reenergizá-los para garantir que o Hip-Hop não seja apenas um modismo, nem se restrinja a produtos de mercado, mas se constitua cada vez mais uma cultura.
Histórico:
A importância da organização do Hip Hop Itapetiningano por meio de entidade representativa no Municipio vem sendo discutida desde o fim do ano de 2008, quando Militantes se reuniu com representantes de alguns bairros. Naquela oportunidade, o Militante Sandro Mancha ficou responsável pela articulação dos grupos no Municipio e a elaboração do estatuto da Associação com o suporte técnico dos articuladores culturais da cidade de Itapetininga entre eles Fuad Abrão Isac e da Secretaria de Cultura do Municipio de Itapetininga.
Atenciosamente,
Sandro A. dos Santos Irineu.
Fundador do “PH² C. S. M”
Projeto Hip Hop Cultural Sócio Musical.
Rua Miguel Pedro dos S. Terra, 40 - Vila Regina – Itapetininga / SP-Brasil.
CEP 18209-350 – Fone: (0**15) 3527-7611 / 9159-1613 - E-mail: sandro-mancha@hotmail.com
MILITANTES DO HIP HOP SE REUNEM DIA 28 EM SOROCABA
Confirmado para o dia 28 de março na cidade de Sorocaba, a reunião regional de preparação e participação no Fórum de Hip Hop do Interior em Itapetininga dias 16 e 17 de maio. Estão sendo convocados os militantes do Hip Hop da cidade de Salto, Itu, Votorantim, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Iperó, Itapetininga, Sorocaba e outras. Marque a presença de sua cidade e confirme sua presença.
A reunião vai acontecer na Rua Capitão Manoel Januário, 213 (prox. a rodoviária de Sorocaba) na sede da Associação Raízes a partir das 14 horas.
Informações: (15) 3527-7611 ou 9159-1613
Sandro A. dos Santos Irineu (Mancha) Fundador do “PH² C. S. M” Projeto Hip Hop Cultural Sócio Musical e Movimento Hip Hop Organizado de Itapetininga “MH²-C.S.M”.ENDEREÇO: Rua Miguel Pedro dos S. Terra, 40 - Vila Regina – Itapetininga / SP-Brasil.
CEP: 18209-350 E-mail: sandro-mancha@hotmail.com
A reunião vai acontecer na Rua Capitão Manoel Januário, 213 (prox. a rodoviária de Sorocaba) na sede da Associação Raízes a partir das 14 horas.
Informações: (15) 3527-7611 ou 9159-1613
Sandro A. dos Santos Irineu (Mancha) Fundador do “PH² C. S. M” Projeto Hip Hop Cultural Sócio Musical e Movimento Hip Hop Organizado de Itapetininga “MH²-C.S.M”.ENDEREÇO: Rua Miguel Pedro dos S. Terra, 40 - Vila Regina – Itapetininga / SP-Brasil.
CEP: 18209-350 E-mail: sandro-mancha@hotmail.com
Saudações brother´s & Sisther´s..!!!
Saudações brother´s & Sisther´s..!!!
Venho, por meio deste, convida-lo (a) para a 3ª Reunião Preparatória do Fórum de Hip Hop. Reunião essa que acontece na cidade de Itapetininga, dia 19 de março de 2009 as 20h00min, para estarmos discutindo o formato, estrutura e a programação do:
Fórum de Hip Hop que deve discutir as demandas, experiências e o os rumos do Movimento no interior paulista para os próximos anos.
Dessa forma numa rede de trabalho e de comunicação, organizaremos na cidade de Itapetininga com o titulo de 1º Fórum Regional de Hip Hop em Itapetininga-SP.
Dia: 19 de março 209
Ás 20h00min.
Local: Centro Cultural
Calçadão Monsenhor Soares.
Centro próximo ao Banco do Bradesco Itapetininga-SP
Melhores informações: 3527-7611ou 9159-1613 falar com Mancha após as 19h00min.
Venho, por meio deste, convida-lo (a) para a 3ª Reunião Preparatória do Fórum de Hip Hop. Reunião essa que acontece na cidade de Itapetininga, dia 19 de março de 2009 as 20h00min, para estarmos discutindo o formato, estrutura e a programação do:
Fórum de Hip Hop que deve discutir as demandas, experiências e o os rumos do Movimento no interior paulista para os próximos anos.
Dessa forma numa rede de trabalho e de comunicação, organizaremos na cidade de Itapetininga com o titulo de 1º Fórum Regional de Hip Hop em Itapetininga-SP.
Dia: 19 de março 209
Ás 20h00min.
Local: Centro Cultural
Calçadão Monsenhor Soares.
Centro próximo ao Banco do Bradesco Itapetininga-SP
Melhores informações: 3527-7611ou 9159-1613 falar com Mancha após as 19h00min.
REUNIÃO PREPARATORIA EM CAPÃO BONITO
“1º FÓRUM REGIONAL DE CULTURA HIP HOP DO INTERIOR SUDOESTE”.
No ultimo dia 14/03/2009 as 15h00min, tivemos na cidade de Capão Bonito em uma reunião com representantes do Movimento Hip Hop, para enfornar o formato, estrutura e a programação do Fórum Regional de Hip Hop que acontece em Itapetininga nos dias 16 e 17 de Maio de 2009, que deve discutir as demandas, experiências e os rumos do Movimento Hip Hop no interior paulista para os próximos anos. E que teve a iniciativa de duas pessoas fundamentais da Cidade que são Célio e a Leonice que ficaram na responsabilidade de reunir o pessoal na Escola: João batista, situada na Rua: Paulo Mendes de carvalho Nº. 34. Bairro: Vila Aparecida, entre outros que desenvolvem um trabalho nas comunidades do Município, e com a presença do Sr. Bosco Secretario de Cultura e Esporte do Município.
Onde rolou uma apresentação onde cada um se apresentou esclarecendo sua postura e posição dentro do Hip Hop. Logo uma conversa inicial
observamos e constatamos a falta de apoio do Poder Publico na Gestão Passada, carência de infra-estrutura para desenvolver as atividades relacionadas ao Hip Hop.
E uns 25 minutos se passaram e logo chegou o Sr. Bosco Secretario de Cultura, onde respondeu algumas perguntas e esclarecendo outras sobre o projeto de uma possível “Casa de Cultura” no Bairro de Aparecida Periferia de Capão Bonito segundo ele, tem certa urgência por parte do atual Prefeito que quer inauguração do prédio no dia 02/04/2009.
E assumiu compromisso com o Hip Hop local de estar se reunindo em seu gabinete na próxima terça-feira dia 17/03/2009 as 18h00min, para uma conversa entre representantes do Hip Hop local com o Sr. Julio Fernand Prefeito da Cidade de Capão Bonito, para firmar uma parceria com o Poder Publica. E o que foi solicitado além de uma condução para estarem participando do Fórum de Hip Hop, que acontecerá no dia 16 e 17 de Maio de 2009 na Cidade de Itapetininga, Dessa forma, as cidades numa rede de trabalho e de comunicação, organizará com o titulo de 1º Fórum Regional de Hip Hop do Interior Sudoeste, com a participação de todas e todos os representantes, militantes e simpatizantes do Hip Hop de Capão Bonito, É de um olhar e sentimento de compreensão por parte do Poder Publica, a os que fasem um trabalho com a Juventude dos Bairros carente do Município, e que merecem total respeito é consideração por parte do mesmo.
Esperamos ter correspondido à altura junto a os Militantes do Hip Hop de Capão Bonito ao Sr. Bosco Secretário de Cultura e Esporte do Município. Pois para nos de Itapetininga foi de estrema satisfação poder fazer parte de uma nova fase da Historia do Movimento Hip Hop do Interior Paulista. Eu acredito no verdadeiro Movimento Hip Hop, que privilegia ações sócio-políticas e culturais junto à juventude da periferia, em especial a mais carente e em situação de vulnerabilidade. Realizando ações em parceria com segmentos governamentais, não governamentais e privados, na construção de políticas culturais e sociais, que contribuam para a eliminação da exclusão social dos direitos de cidadania da maioria da população negra e pobre. Tendo a cultura Hip Hop como principal ferramenta na inclusão dos jovens da periferia em processos e construção do conhecimento da arte, cultura, cidadania, participação e transformação social e política.
Onde rolou uma apresentação onde cada um se apresentou esclarecendo sua postura e posição dentro do Hip Hop. Logo uma conversa inicial
observamos e constatamos a falta de apoio do Poder Publico na Gestão Passada, carência de infra-estrutura para desenvolver as atividades relacionadas ao Hip Hop.
E uns 25 minutos se passaram e logo chegou o Sr. Bosco Secretario de Cultura, onde respondeu algumas perguntas e esclarecendo outras sobre o projeto de uma possível “Casa de Cultura” no Bairro de Aparecida Periferia de Capão Bonito segundo ele, tem certa urgência por parte do atual Prefeito que quer inauguração do prédio no dia 02/04/2009.
E assumiu compromisso com o Hip Hop local de estar se reunindo em seu gabinete na próxima terça-feira dia 17/03/2009 as 18h00min, para uma conversa entre representantes do Hip Hop local com o Sr. Julio Fernand Prefeito da Cidade de Capão Bonito, para firmar uma parceria com o Poder Publica. E o que foi solicitado além de uma condução para estarem participando do Fórum de Hip Hop, que acontecerá no dia 16 e 17 de Maio de 2009 na Cidade de Itapetininga, Dessa forma, as cidades numa rede de trabalho e de comunicação, organizará com o titulo de 1º Fórum Regional de Hip Hop do Interior Sudoeste, com a participação de todas e todos os representantes, militantes e simpatizantes do Hip Hop de Capão Bonito, É de um olhar e sentimento de compreensão por parte do Poder Publica, a os que fasem um trabalho com a Juventude dos Bairros carente do Município, e que merecem total respeito é consideração por parte do mesmo.
Esperamos ter correspondido à altura junto a os Militantes do Hip Hop de Capão Bonito ao Sr. Bosco Secretário de Cultura e Esporte do Município. Pois para nos de Itapetininga foi de estrema satisfação poder fazer parte de uma nova fase da Historia do Movimento Hip Hop do Interior Paulista. Eu acredito no verdadeiro Movimento Hip Hop, que privilegia ações sócio-políticas e culturais junto à juventude da periferia, em especial a mais carente e em situação de vulnerabilidade. Realizando ações em parceria com segmentos governamentais, não governamentais e privados, na construção de políticas culturais e sociais, que contribuam para a eliminação da exclusão social dos direitos de cidadania da maioria da população negra e pobre. Tendo a cultura Hip Hop como principal ferramenta na inclusão dos jovens da periferia em processos e construção do conhecimento da arte, cultura, cidadania, participação e transformação social e política.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Contagem Regressiva para o...
Fórum de Cultura Hip Hop em Itapetininga.
“A Manifestação maior da Cultura Urbana”.
Acreditamos na cena verdadeira do Hip Hop seguindo o caminho inverso do eixo comercial, esse evento consolida-se como o movimento artístico e cultural mais importante da região sudoeste do estado de São Paulo. O Fórum Estadual de HIP HOP “A maior manifestação da Cultura Urbana”. Palestra, Work-Shop, Stands Máster class, Performances de: DJ´s e MC´s, Graffiti, Exibição de vídeos, artesanato, Dança, Musica, ações sociais e educativas, criam um mosaico de atividades, muitas vezes desconhecidas e surpreendentes.Chegamos a mais uma nova fase de resistência e para comemorar convidamos a todas e todos a participarem do Fórum Estadual de Hip Hop, uma celebração de porte expressiva em diversidade e multiplicidade. Participe conosco e contribua para manter a chama do Movimento Hip Hop viva.
Assinar:
Postagens (Atom)